Engenharia Civil: independência dos alunos de graduação

Ensino engenharia civil

É importante começar este artigo do Prosperidade na Terra destacando que visa-se contribuir com a pesquisa acerca dos estudos sobre o ensino de Engenharia Civil e sobre a inserção de práticas voltadas para a sustentabilidade, bem como a necessidade de medidas educativas que a contemplem.

Prosperidade na Terra


Raciocínio crítico e nosso papel na sociedade

Em uma busca incansável por aprimoramento, a humanidade, evolui dia após dia, e essa evolução é ultrapassada pela tecnologia. Tal processo é essencial, entretanto, há uma relação muito próxima entre o quanto avançamos tecnologicamente e, ao mesmo tempo, afetamos negativamente a sustentabilidade, uma vez que o nosso planeta não consegue repor a quantidade de recursos que lhe são extraídos para manter essa evolução constante.


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A Engenharia Civil nesse processo

A Engenharia Civil é um dos ramos responsável por esse desenvolvimento, possuindo o dever de incluir em seus meios de atuação maneirar de minimizar os danos causados ao meio ambiente, visando não só o desenvolvimento tecnológico e estrutural da sociedade, mas também buscando meios de usufruir dos recursos naturais com parcimônia.

Nesse contexto, é fundamental que os alunos de graduação desenvolvam o pensamento crítico sobre os materiais a serem utilizados na criação do seu próprio concreto, englobando, para tal, uma perspectiva sustentável e mantendo as características de resistência do concreto.

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Mas, afinal, o que é o Pensamento Crítico?

O pensamento critico pode ser definido como um processo de raciocínio e reflexão feito para decidir em que acreditar ou que curso de ação tomar. O pensamento critico é geralmente feito em resposta a algo – um problema na experiência real, algo que lemos ou um argumento que ouvimos.

Esse conceito é de suma importância, pois, com ele, busca-se a independência dos discentes. É fato que ao concluir o curso de graduação, os recém-formados em Engenharia precisarão tomar decisões rápidas e eficientes em situações críticas, e, não raras vezes, vão se deparar com momentos em que precisarão contar com certa autonomia intelectual. Portanto, é na faculdade que os alunos devem começar a desenvolver sua independência profissional e intelectual, ainda que assistida.


Espero que por meio desse texto, todos, mas principalmente os alunos de Engenharia Civil, desenvolvam o pensamento crítico e sustentável, os quais são imperativos a futuros Engenheiros Civis em uma sociedade deficiente de recursos naturais. Esses terão responsabilidade ambiental no que tange ao bom uso dos recursos naturais, pois é por meio deles que serão construídas casas, pontes e edifícios, e que o façam de forma sustentável e em harmonia com a natureza.


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