Engenharia da Confiabilidade na Gestão Estratégica

Engenharia da Confiabilidade na Gestão Estratégica

É interessante o Prosperidade na Terra definir a Engenharia da Confiabilidade: visa determinar a probabilidade de um produto ou equipamento desempenhar sua função por um período definido de tempo sem que ocorra a falha.

Prosperidade na Terra


Desde a primeira revolução industrial, o avanço tecnológico e científico passou a atingir um ritmo bastante acelerado e isso se intensificou a partir da segunda revolução industrial, entre meados do século XIX e século XX, quando foram produzidos diversos produtos, máquinas e equipamentos: televisor, automóvel, avião, telefone, rádio.

Novos processos foram aplicados no desenvolvimento de produtos e equipamentos, controlados por sistemas e robôs quase perfeitos, com a chegada na Tecnologia da Informação. Entretanto, as transformações que identificam a terceira revolução industrial vão muito além do que nós poderíamos imaginar.


Veja também


tecnologia informacao
Banco de dados Creative Commons

Para manter a competitividade, as empresas são constantemente desafiadas a encontrar novos meios para medir, corrigir, controlar e aperfeiçoar as falhas de seus processos, visando monitorar, de forma eficaz, as variáveis internas de seu negócio, aprimorar seus produtos e serviços e aumentar sua participação em setores estratégicos.

A fim de apresentar os impactos e benefícios das decisões estratégicas baseadas em ferramentas de Confiabilidade, é interessante dividir o assunto em duas aplicações distintas:

  • Manutenção e Linhas de Processo
  • Desenvolvimento de Produtos

Manutenção e Linhas de Processo

Com base em análises de dados realizadas com o apoio de ferramentas de confiabilidade (LDA, QALT, RAM, RCA, RCM), é possível avaliar os benefícios em plantas existentes ou em projetos de novas plantas. Esses benefícios incluem:

  • Determinar a disponibilidade e a confiabilidade, em função do tempo, da planta e de seus ativos;
  • Determinar os planos de manutenção de forma estruturada – reduções de até 75% na quantidade de planos;
  • Determinar a capacidade produtiva atual e simulação de cenários alternativos – otimizações;
  • Reduzir em até 20% o valor do prêmio do seguro patrimonial;
  • Definir as políticas de manutenção – redução de até 20% dos custos anuais;
  • Definir os estoques de reposição – redução de até 30% dos custos anuais;

Desenvolvimento de Produtos

Através da análise de dados feita com a metodologia de confiabilidade usando as ferramentas FRACAS, DFR, FMEA e LDA, todo o ciclo de desenvolvimento de novos produtos é controlado com precisão. Principais benefícios:

  • Fase de definição/conceituação;
  • Determinar a confiabilidade do produto ainda na fase de conceito;
  • Priorizar os itens críticos para testes de confiabilidade;
  • Definir os fornecedores que atendam aos requisitos de confiabilidade – redução de até 70% das falhas prematuras;
  • Aplicação da sistemática de Design for Reliability de forma estruturada – redução de até 30% dos custos de garantia e melhoria da qualidade da marca;
  • Executar ensaios de confiabilidade acelerados – redução de até 60% na duração de tempo de testes e aumento de 90% na correlação entre o teste na bancada e a utilização em campo;
  • Fase de Fabricação;
  • Monitorar a confiabilidade dos lotes – redução de Recalls e garantia;

A Engenharia da Confiabilidade pode ser uma chave para o processo de gestão e negócios, permitindo avaliar o impacto financeiro dos processos, evitando gasto desnecessário e promovendo melhorias nas vidas dos produtos e/ou equipamentos da sua empresa.


Saiba mais

  • Engenharia da Confiabilidade na Gestão Estratégica

    Engenharia da Confiabilidade na Gestão Estratégica

    É interessante o Prosperidade na Terra definir a Engenharia da Confiabilidade: visa determinar a probabilidade de um produto ou equipamento desempenhar sua função por um período definido de tempo sem que ocorra a falha. Prosperidade na Terra Desde a primeira revolução industrial, o avanço tecnológico e científico passou a atingir um ritmo bastante acelerado e…


Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.