Engenharia Mecânica: Sistema SAP, o que é e para que serve?

sistema SAP PM

Nesse texto o Prosperidade na Terra vai abordar de forma introdutória o Sistema SAP a fim de capacitar e orientar profissionais de Engenharia.

Prosperidade na Terra


O que é SAP?

SAP é uma plataforma de software muito específica, totalmente integrada, e apta a robotizar todos os processos inerentes a uma empresa. A ideia por trás dessa iniciativa extraordinária surgiu, em 1972, quando cinco engenheiros de sistemas decidiram abandonar suas carreiras para se dedicar ao processo de abertura de uma nova empresa, surgia a SAP.

Atualmente, a SAP possui vários módulos, de diferentes especialidades, que operam em mais de 36 mil instalações, distribuídas por 120 países, e são utilizados por companhias de diferentes segmentos e tamanhos. A SAP possui um total de 6.655 desenvolvedores de software ao redor do mundo.

Seu maior centro desenvolvimento fica em Walldorf, na Alemanha. Mas, além dessa gigantesca matriz da SAP, ela também possui uma rede de laboratórios em Tóquio(Japão), Antipolis(França), Palo Alto (EUA), Bangalore(Índia) e Berlim(Alemanha).

Olhando para o cenário brasileiro, a SAP realiza suas operações desde 1995, alcançando já no ano de 2000 um faturamento de mais de R$ 250 milhões, e uma base de mais de 380 clientes.


Saiba mais


Módulo ERP

ERP é a arquitetura de software utilizada pela SAP, a qual simplifica o fluxo de dados entre todos os departamentos de uma organização e suas operações, tais como fabricação, finanças, marketing, logística e recursos humanos. É uma plataforma robusta e completa no que se propõe a fazer.

Fundamentalmente, temos um grande banco de dados único, operando em um sistema comum que dialoga com um grupo integrado de aplicações, autenticando todas as atividades do negócio em apenas um ambiente computacional.

O sistema integrado R/3

R: Em tempo real; 3: aplicação em três camadas;

Basicamente, o R/3 é um sistema on-line no qual pode-se visualizar, inserir e utilizar os seus recursos de maneira quase que instantânea.

O conceito das três camadas que integram o software são:
1. Sistema Operacional, que servirá de interface do sistema com o usuário. Por exemplo, Windows, Linux, etc.
2. Aplicação, onde estão as estruturas, programas e visões
3. Banco de Dados, onde são registrados e gravados todos os dados e informações.


Reprodução de Trainning Education Services – Modelo de Integração do R/3

Ambientes de trabalho (mandantes)

Umas das funcionalidades mais interessantes do R/3 é a possibilidade de definição dos ambientes de trabalho, com cada ambiente tendo sua funcionalidade específica, não sendo preciso cada ambiente ter seu próprio servidor.

Geralmente, deve-se ter, no mínimo, três ambientes:

Desenvolvimento: é o ambiente aplicado para construção e formação(programação ABAP), parametrizações (funcional), toda e qualquer mudança na plataforma deve começar nesse ambiente.

Qualidade: Efetua-se testes e validações para depois transportar ao ambiente produtivo. É o módulo no qual os usuários realizam suas validações solicitadas no sistema.

Produção: módulo ativo e operacional da empresa, ou seja, o ambiente de Produção.

Metodologia ASAP

É a sistemática usada a fim de implementar projetos conforme um script pré-definido:

Os passos são:
1) Preparação do Projeto
2) Business Blueprint
3) Realização
4) Preparação Final
5) Go live & Suporte

O que é Business Blueprint?

Business Blueprint nada mais é do que um documento que descreve os processos de negócios da organização que está com projeto ativo. No módulo para projetos você desenvolve uma estrutura na qual os cenários, etapas e processos de negócios são organizados em um arranjo padrão.

Além disso, esse documento também traz uma descrição detalhada de seus processos e projetos de negócio, chamado de AS-IS, e as melhorias e otimizações que serão implementadas, também chamado de TO-DO.

SAP Notes

O módulo R/3 vem como padrão de fábrica com as condições legais de cada país e as funcionalidades necessárias. No caso de alterações legais ou a implementação de novas funcionalidades, faz-se necessário o uso do SAP Notes.

Basicamente, o SAP Notes gera notas de correção. Essas correções trabalham na geração de alterações em objetos padrão (ABAP), pequenos códigos que corrigem falhas no padrão,

SAP Notes nada mais é do que notas de correção. Essas correções são geralmente alterações em objetos Standards (ABAP), pequenos desenvolvimentos que corrigem falhas no standard (ABAP), instruções de como um processo é tratado no R/3 e parametrizações.


Reprodução de Trainning Education Services – Portal de suporte do sistema SAP

Em síntese, exploramos o módulo de Planejamento da Manutenção do Sistema SAP e sua importância para capacitar e orientar profissionais de Engenharia na Gestão dos Ativos e como aplicar da forma correta os recursos de manutenção.

Ao adotar as boas práticas recomendadas nesse artigo combinada com as funcionalidades do SAP, os profissionais de Engenharia podem desempenhar um papel crucial na manutenção preventiva e corretiva, garantido a disponibilidade contínua dos equipamentos, máquinas ou produtos.


Saiba mais

  • Engenharia Mecânica: Sistema SAP, o que é e para que serve?

    Nesse texto o Prosperidade na Terra vai abordar de forma introdutória o Sistema SAP a fim de capacitar e orientar profissionais de Engenharia. Prosperidade na Terra O que é SAP? SAP é uma plataforma de software muito específica, totalmente integrada, e apta a robotizar todos os processos inerentes a uma empresa. A ideia por trás…




Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.