Como fazer uma redação nota 10 para concursos públicos?

redação para concursos públicos

O Prosperidade na Terra gostaria de deixar claro que serão apresentadas dicas do nosso ponto de vista, não nos responsabilizamos por qualquer erro ou aplicação incorreta dos métodos aqui apresentados.

Prosperidade na Terra


Já não é novidade para ninguém que a redação em concursos públicos, por ser a última avaliação a ser realizada pelos estudantes ao tão sonhado cargo, tem como característica fundamental a seleção dos candidatos aprovados e não aprovados. Aliás, tem editais por aí nos quais a redação pode representar mais de 50% da pontuação total do certame.


Veja também


Por meio da prova de redação, as bancas examinadoras têm a oportunidade de observar não só o domínio na disciplina de Português, como também a argumentação dissertativa, capacidade de expressão e pensamento crítico dos candidatos. Por isso, desenvolver um esqueleto para criação da redação pode te ajudar, e muito, a melhorar a sua nota no certame.

Veja no vídeo abaixo algumas dicas de como estruturar uma REDAÇÃO

DICA DE REDAÇÃO: Saiba como estruturar sua redação – Imaginie Redação

Além das dicas de redação aprendidas nesse ótimo vídeo, irei te ensinar o passo a passo para escrever uma redação para concurso público e alcançar a tão sonhada nomeação.

Isso é muito importante futuros nomeados, pois já vi muitos alunos perderem suas vagas por desatenção nesses passos.

Passo 1 – Leia e compreenda a proposta de redação expressa na prova

Garanta que você tenha entendido perfeitamente o tema proposto para a redação e use os textos motivadores para interpretar e compreender mais profundamente o assunto abordado. Leia também todas as instruções e diretrizes fornecidas pelo fiscal e na prova. Essa é uma das etapas essenciais no sucesso da sua redação, pois está na base do processo de estruturação.

Passo 2 – Aplique a técnica do brainstorming

Para sair da inércia, a solução é escrever, escrever e escrever. A técnica do brainstorming auxilia justamente nisso, pois consiste em colocar no papel todas as ideias que virem à sua cabeça sobre um determinado assunto. Ela faz diferença tanto naquelas situações em que ocorre um “branco” quanto nos momentos em que nos vem uma avalanche de ideias.

Passo 2 – Faça um planejamento

Tire alguns minutinhos para planejar sua redação antes de começar a escrever, ainda que seja na folha de rascunho. Esboce num rascunho o tema, a tese e as ideias, com base no passo 2, que você se sente mais a vontade para abordar. Selecione 2 ou 3 argumentos fortes e defina a estrutura básica do seu texto.

Passo 4 – Como fazer a Introdução

Inicie sua introdução de forma objetiva e clara, apresentando o tema e a tese a ser definida (dissertação argumentativa) ou o pressuposto orientador o qual se vai expor (dissertação expositiva). Existem outras variações de introdução nos quais podem-se introduzir argumentos/tópicos ou bases expositivas que constituirão o desenvolvimento do seu texto, mas o que foi apresentado na primeira oração é o essencial e não pode faltar.

Passo 5 – Desenvolvimento das ideias

Desenvolvimento é a parte do texto em que as ideias, conceitos, informações e argumentos de que você dispõe são desenvolvidos de forma organizada e criteriosa. Divida o texto em parágrafos, cada um com um tópico principal relacionado ao tema. Apresente argumentos, exemplos, evidências para sustentar suas afirmações. Use parágrafos diferentes para cada ideia ou argumento, isso faz com que haja progressão temática, facilitando a leitura do seu texto na avaliação do concurso público.

Passo 6 – Coerência e Coesão

Garanta que exista uma conexão lógica entre as orações e parágrafos da sua redação. Use palavras e orações de transição para conectar as ideias e deixar o texto coeso. Evite repetições desnecessárias, mantenha um fluxo de raciocínio.

Passo 7 – Como fazer a Conclusão

Faça um resumo forte e sucinto de tudo aquilo que já foi dito e, em hipótese nenhuma, acrescente informações na conclusão da sua redação. Além desse resumo, que retoma e condensa o conteúdo do texto, o fechamento deve expor claramente uma avaliação final do assunto discutido.

Passo 8 – Pratique

Normalmente em avaliações de concursos públicos federais, calcula-se o tempo de 1h30 para prova objetiva (múltipla escolha) e 1h50 para a prova discursiva (redação), por isso a prática é fundamental para melhorar suas habilidades e agilidade na hora de escrever um texto.

Ao treinar, certifique-se qual a banca examinadora do seu concurso para poder estudar provas anteriores da banca, analisar os critérios específicos de correção disponibilizados e dentro do formato exigido. Cada edital pode ter particularidades, por isso, é muito importante se atentar a isso.


Saiba mais

  • Como fazer uma redação nota 10 para concursos públicos?

    Como fazer uma redação nota 10 para concursos públicos?

    O Prosperidade na Terra gostaria de deixar claro que serão apresentadas dicas do nosso ponto de vista, não nos responsabilizamos por qualquer erro ou aplicação incorreta dos métodos aqui apresentados. Prosperidade na Terra Já não é novidade para ninguém que a redação em concursos públicos, por ser a última avaliação a ser realizada pelos estudantes…


Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.