Engenharia da Confiabilidade: o que é e para que serve?

Engenharia da Confiabilidade

A Engenharia da Confiabilidade pode se tornar uma grande aliada do profissional de Engenharia, pois são constantes as ocorrências de recalls envolvendo diversos segmentos da indústria (com destaque para o setor automotivo).

Prosperidade na Terra


Este estudo é fundamental quando se deseja conhecer o desempenho ou comportamento de vida dos produtos, equipamentos, máquinas ou plantas industriais. A partir de um programa de confiabilidade estruturado, envolvendo diversas fases de um projeto, as companhias podem alterar os resultados, reduzindo os custos de manutenção, contribuindo para uma maior confiança da empresa.

Há diversas definições para o que é a confiabilidade, mas trago nesse artigo a utilizada pela norma brasileira.

O que é Confiabilidade?

Capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um dado intervalo de tempo

NBR 5462 – Confiabilidade e mantenabilidade

Veja também


Outra definição interessante e mais técnica é a do inverso da probabilidade de falha obtida através da modelagem do comportamento probabilístico ao longo do tempo. A Análise de Dados de Vida compreende os conceitos estatísticos fundamentais para se analisar e calcular as medidas da Engenharia da Confiabilidade.

Como a maioria dos eventos, (ex.: falhas, acidentes, execução de um reparo), não são eventos determinísticos e sim eventos que ocorrem de maneira probabilística, necessitamos usar ferramentas estatísticas e matemáticas para modelar o comportamento e assim poder tomar decisões precisas a estes eventos probabilísticos.


Veja um vídeo sobre a Engenharia da Confiabilidade para entender melhor>


Perguntas Que Podem Ser Respondidas conhecendo a Confiabilidade

  • Qual a expectativa de vida do produto?
  • Quantas devoluções/falhas são esperadas na sequência?
  • Quanto isso vai custar para:
    • Desenvolver e dar suporte a este produto?
    • Lidar com falhas e/ou devoluções?
    • Manter este produto?
    • Conseguir peças de reposição?
  • Como melhoramos o custo-benefício?

Otimização do custo de vida útil do produto ou equipamento

O custo total do produto equivale a soma do custo de produção e custos pós-vendas. Ao aumentar a confiabilidade do produto, você eventualmente estará aumentando o custo do produto, mas estará também reduzindo os custos de suporte. São eles:

  • Custos de manutenção
  • Custos de responsabilidade
  • Custos de perdas de mercado

O custo ótimo da vida útil do produto (ou seja, seu custo mínimo total) pode ser determinado e implementado utilizando-se a confiabilidade ótima desse produto.

Reproduzida via ReliaSoft Corporation – Custo x Confiabilidade

Principais ferramentas Utilizadas

Análise de Dados de Vida (LDA) – utiliza metodologias estatísticas para construir modelos probabilísticos a partir de dados de vida. Os modelos são utilizados para realizar previsões precisas.

Análise Quantitativa de Ensaios de Vida Acelerados (QALT) – a confiabilidade do item, para a condição de uso especificada, será levantada a partir de ensaios de bancada. O item será submetido a nivais de estresse e através dos métodos matemáticos, tais como, Arrhenius, Eyring e Potência inversa, a curva de vida será obtida.

Análise de Confiabilidade, Disponibilidade e Mantenabilidade (RAM) – A análise RAM pretende levantar os dados de sistemas reparáveis e não reparáveis. Utilizando a metodologia de Diagrama de Blocos (RBD) ou a Análise de Árvores de Falhas (FTA), o sistema é modelado de maneira a representar sua lógica de confiabilidade. Além dessa medida necessitamos incluir outras medidas tais como a Mantenabilidade e a Disponibilidade.

Crescimento da Confiabilidade (RG) – Análise RG quantifica a melhora positiva da confiabilidade (ou suas medidas) nos períodos futuros devido à mudança no projeto de um item ou em seu processo de fabricação.


Saiba mais

  • Engenharia da Confiabilidade: o que é e para que serve?

    Engenharia da Confiabilidade: o que é e para que serve?

    A Engenharia da Confiabilidade pode se tornar uma grande aliada do profissional de Engenharia, pois são constantes as ocorrências de recalls envolvendo diversos segmentos da indústria (com destaque para o setor automotivo). Prosperidade na Terra Este estudo é fundamental quando se deseja conhecer o desempenho ou comportamento de vida dos produtos, equipamentos, máquinas ou plantas…


Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.